A maracanã-pequena (Diopsittaca nobilis) é uma ave psittaciforme da família Psittacidae. Também conhecida como arara-nanica, ararinha-nanica, maracanã e maracanã-nobre.
Felizmente, não é considerada como sendo ameaçada e não é muito frequente em cativeiro. Duas subespécies possuem nomes distintos: a ssp. cumanensis possui o nome de maracanã-pequena e a ssp. nobilis de maracanã-nobre.
O nome Científico da Maracanã-pequena significa: do (grego) dios = nobre; e psittakë = papagaio; e do (latim) nobilis = nobre, famoso, renomado. ⇒ Papagaio nobre. “Psittacus macrourus viridis, genis nudis, humeris coccineis” de Linnaeus (1754) (Diopsittaca). Antes era denominada cientificamente como Ara nobilis.
A maracanã é realmente uma ararinha, que pode ser identificada pela testa azulada, pele branca nos lados do bico e ao redor dos olhos, ombro e parte média da asa vermelhos, extremo da asa azul. Em voo vê-se a base da asa vermelha, borda da asa amarela e rabo oliva-dourado. A pele nua em volta dos olhos é característica típica de seu grupo. Seu tamanho é de aproximadamente 30 a 35 centímetros de comprimento e seu peso oscila entre 129 a 169 gramas.
Fotos feitas por Bruno Cunha, na zona urbana de Uberlândia/MG, em maio/2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário