O Ipê Branco (Tabebuia roseoalba) é uma espécime arbórea brasileira.
Seus nomes, tanto científico quanto popular, vêm do tupi: ipê significa "árvore de casca grossa" e tabebuia é "pau" ou "madeira que flutua".
É uma árvore muito usada como ornamental, dada a sua beleza radiante quando da floração. É nativa do cerrado e pantanal brasileiros.
O ipê branco destaca-se no paisagismo por sua robustez e pela capacidade de conferir uma estética refinada aos espaços verdes. A espécie é altamente recomendada para projetos paisagísticos devido à sua florada espetacular. Profissionais de jardinagem valorizam o ipê branco por ser uma árvore que demanda manutenção relativamente baixa, após estabelecida.
A árvore apresenta um porte que pode alcançar até 16 metros de altura. O Ipê Branco possui uma copa densa e em formato de pirâmide. As suas folhas são compostas por três folíolos de um tom verde-azulado levemente aveludadas. Já o tronco tem de 40 a 50 centímetros de diâmetro.
As inflorescências, por sua vez, são compostas em cachos de flores brancas. A floração acontece entre agosto e outubro, variando conforme as condições climáticas.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ip%C3%AA-branco
https://jardinagem.casaefesta.com/ipe-branco/
https://jardimdossonhos.com.br/ipe-branco/
Fotos de autoria de Hugo Cesar Amaral, obtidas entre agosto e setembro de 2025, em Uberlândia-MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário