Ainda que tardiamente, haja vista que inibir práticas cruéis contra animais é medida de extrema urgência o Senado aprovou no final de dezembro de 2.022 Projeto de Lei (PLC) 70/2014 que proíbe o uso de animais em pesquisas e testes para a produção de cosméticos.
Ela se restringe ao teste de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal;
Como o projeto foi alterado no Senado, voltará à Câmara dos Deputados para nova análise.
“Acompanhamos a crescente consciência social sobre a necessidade de se evitar práticas cruéis contra animais, absolutamente desnecessárias diante do avanço do conhecimento científico. Juntamos o Brasil ao que já fazem os 27 países da União Europeia, e também Coreia do Sul, Israel, Nova Zelândia, Índia e outros. A própria indústria já vem, em anos recentes, se preparando no sentido de aplicar métodos distintos. Entidades da defesa animal apresentaram dados da Anvisa que indicam que, atualmente, só 0,1% dos cosméticos aprovados são testados em animais”, disse o relator do PL, senador Veneziano Vital do Rego (MDB-PB).
Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/12/22/medicina-e-saude/senado-aprova-proibicao-de-uso-de-animais-em-testes-para-cosmeticos/