sábado, 3 de outubro de 2009

Primavera na Serra da Canastra

A região da Serra da Canastra, em Minas Gerais, possui algumas das mais deslumbrantes paisagens do Brasil. É onde estão o Parque Nacional da Serra da Canastra, a nascente do rio São Francisco e a belíssima cachoeira Casca D´Anta, de quase 200 metros (foto acima).

Durante muito tempo, a Serra da Canastra esteve isolada por precárias estradas de terra, o que contribuiu para a preservação da natureza e das tradições culturais.

O Parque Nacional está em processo de ampliação de 71 mil hectares para 200 mil hectares e abrange áreas de 6 municípios: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Delfinópolis, São João Batista do Glória, Capitólio e Sacramento. O acesso mais procurado para as visitas ao Parque fica em São Roque de Minas. São apenas 8 km da cidade até a portaria 1 e mais 6 km até a nascente do São Francisco.

A paisagem se alterna entre campos de altitude (onde predominam as gramíneas e pouquíssima árvores), as variadas feições do cerrado (com árvores de pequeno e médio porte) e as matas ciliares (junto a rios e nascentes) com exuberante vegetação atlântica. Ambientes propícios à observação da fauna típica do cerrado, incluindo espécies ameaçadas de extinção como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, o tatu-canastra e o pato mergulhão. É frequente também a avistagem também da ema, seriema, veado-campeiro, gavião carcará e tucanos.

Outras atrações da Canastra são os imensos muros de pedra construídos sem qualquer tipo de argamassa e o famoso queijo canastra, que desde maio de 2008 é patrimônio cultural imaterial brasileiro, título concedido pelo IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional *.

Contemplemos a beleza da Canastra**


























*Fonte: http://www.canastra.com.br/pages/home.php
**Fotografias de autoria de Marco P. P. Oliveira.